- Home
- /
- Histórico
Instituto Cultivar Progresso
O Instituto Cultivar Progresso nasceu do melhor sentimento: o de gratidão. Apesar do Instituto ter sido constituído em 07 de junho de 2022, as ações sociais desenvolvidas já somam décadas. De forma direta, elas impactam a história de milhares de famílias e ajudam a consolidar uma transformação positiva, com duração e repercussão relevante.
Tudo começou com a instalação da Fazenda Progresso, no sul do Piauí, e que faz parte do Grupo Progresso, um grupo que tem como slogan “Semear, Cultivar, Progredir”. Foi fácil perceber desde o começo, em 2003, que desenvolver pessoas por meio da educação e de outros instrumentos de mudança, também seria uma atividade integrada ao dia a dia da família Sanders, responsável pela fundação do Grupo. De forma orgânica, as necessidades coletivas chegaram à sede da Fazenda Progresso, localizada no município de Sebastião Leal.
Abraçando ainda mais forte as boas práticas de responsabilidade social na região do Cerrados Piauiense, o Grupo Progresso passou a investir no Instituto Cultivar Progresso, organização privada de caráter filantrópico. Isso foi possível graças ao bom desempenho, atestado por meio das certificações ABR/BCI (Algodão Brasileiro Responsável) e RTRS (Round Table Responsible Soy Association). Desta forma, foi possível ampliar o compromisso com o cultivo de uma sociedade mais inclusiva, justa e com mais oportunidades, trabalhando a diversidade como característica estimulante e capaz de ser adaptada e evoluída individualmente. Assim o Instituto vem se especializando em gente, ciente de que não há nada que gere mais valor a uma região do que o seu capital humano.
Hoje, a entidade assume o papel de semear a responsabilidade compartilhada entre as iniciativas públicas, privadas e comunidades do Estado do Piauí, pautada em quatro grandes áreas de atuação: assistência social, educação/ profissionalização, agricultura e meio ambiente. Suas ações beneficiam diretamente as cidades do sul do Piauí: Bertolínia, Sebastião Leal, Canavieira e Manoel Emídio.
O principal projeto do instituto atualmente é a construção da Clínica Escola Apae de Bertolínia, um projeto com 2,263 m² de área construída e um investimento previsto em cerca de 9 milhões de reais, que deverá beneficiar mais de 250 crianças na região. A entrega desta gigantesca obra social está prevista para o primeiro semestre de 2025.
Esta foi a forma que a Família Sanders encontrou para agradecer e enaltecer milhares de famílias e colaboradores por toda acolhida, parceria, aprendizado e amizade, desde o primeiro dia no Piauí.